Oktoberfest Blumenau

Prestigie A Maior Festa Alemã das Américas!

Orktoberfest, Blumenau. Fonte: Vitor Pamplona.
Orktoberfest, Blumenau. Fonte: Vitor Pamplona.

Já imaginaram poder conhecer parte da cultura alemã sem sair do Brasil? Tudo isso é possível em Blumenau Santa Catarina. Nos meses de Outubro acontece a tradicional festa Oktoberfest e engana-se quem pense que a festa é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Em 19 dias de festa os blumenauenses mostram para o Brasil toda sua riqueza cultura trazidas pelos seus ancestrais alemães, sendo possível experimentar varias comidas típicas ou mesmo participar das danças tradicionais embaladas por bandas que só tocam musicas alemãs.

História

A Oktoberfest Blumenau é considerada a maior festa de origem alemã do Brasil e segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique a qual é inspirada. Com início em 1984, a Oktoberfest de Blumenau é uma mistura culturalmente rica de folclore e tradição que  permite aos frequentadores locais e turistas mergulharem por completo em uma grande variedade de costumes alemãs muito bem preservados, gastronomia típica, bandas germânicas e incluindo, claro, muita diversidade de cervejas e chopes!

Há mais de 30 anos a antiga colônia alemã de Blumenau no estado de Santa Catarina concorre com Munique tanto no quesito autenticidade como vivacidade de suas comemorações.

Em sua primeira edição, em 1984, a Oktoberfest Blumenau atraiu mais de 102 mil pessoas em 10 dias de programação. Mesmo com o grande sucesso do festival, a consolidação só aconteceu a partir da terceira edição.

Assim sendo, Blumenau tornou-se um dos principais destinos turísticos do estado de Santa Catarina. Por isso atrai festeiros de todos os cantos do Brasil com uma programação grande e cheia de apresentações musicais e folclóricas. Portanto o evento surpreende a cada ano.

Camarote Oktoberfest

Para quem deseja um maior conforto e um ambiente diferenciado dentro da maior festa alemã das Américas, pode optar pelos Camarotes disponíveis na Oktoberfest. Assim sendo, com um espaço exclusivo e ambiente climatizado com atrações musicais que além da música tradicional germânica, oferece labes nacionais, djs e bandas (Open Bar de Chopp com diversos sabores, refrigerante e água.

Conta também com serviço de Open Food com um variado cardápio no estilo finger food com ilha de antepastos, opções de queijos, embutidos, patês e pastas,  além de banheiros exclusivos.

Dica => Ingressos Oktoberfest

Desfile Oficial na Rua XV de Novembro

Desfile oficial. Fonte: Vitor Pamplona
Desfile oficial. Fonte: Vitor Pamplona

A Rua XV de Novembro é puro charme. As construções dos empreendimentos dessa rua são totalmente inspiradas na arquitetura alemã! Nesta rua encontramos muitos bares (o famoso Bar do Tunga), restaurantes e lojas que vendem acessórios típicos da Oktberfest. Portanto, é nesta famosa rua também que acontecem os desfiles oficiais da Oktoberfest.

A abertura do festival é comemorada no desfile que acontece tradicionalmente na Rua XV de Novembro. Certamente é uma das maiores atrações da festa. Após a abertura, o desfile se repete todas quartas-feiras no período noturno e também aos sábados no período vespertino.

Os desfiles são incrivelmente bem organizados e lindos de se assistir!  São um verdadeiro espetáculo de tradição, cores, alegria, música, dança, cultura cerveja, e, claro, muita animação!

Desse modo existe uma extrema e fascinante riqueza cultural nos desfiles encantam a todos, com a apresentação de carros de grupos folclóricos, da realeza da Oktoberfest. Além disso existem bandas e fanfarras que reúnem desde crianças, famílias, jovens, idosos e turistas!

Por fim, não há idade para a diversão, desde crianças vestidas com as tradicionais roupas alemãs ate a idosos também vestidos a caráter e se divertindo em meio a jovens.

Parque Vila Germânica

Parque Vil.a Germânica. Fonte: @proggy-yahoo / Flickr
Parque Vil.a Germânica. Fonte: @proggy-yahoo / Flickr

É nessa famosa vila que acontecem as principais atrações da Oktoberfest em Blumenau. Assim sendo, a Vila Germânia é um pavilhão com diversos ambientes: praça de alimentação, área externa com lojinhas temáticas e diferentes áreas com palco e bandas o tempo todo. O Parque é dividido em alguns setores:

Setor Eisenbahn Biergarten

Setor Eisenbahn Biergarten. Fonte: http://emporiovilagermanica.com.br
Setor Eisenbahn Biergarten. Fonte: http://emporiovilagermanica.com.br

Construído em 2015, o pavilhão Eisenbanh Biergarten conta com dois andares com paredes pintadas em tons de amarelo. Está equipado com três elevadores, quatro cozinhas, camarins, mezanino e banheiros fixos à estrutura, que poderá ser modulada conforme o evento que receber.

Com capacidade para cerca de 5,4 mil pessoas, o Eisenbahn Biergarten ocupa uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Visto que que todos os pavilhões têm banheiros equipados para pessoas com deficiência e hidrantes para contenção de incêndios.

Setor 1

Palco da maior festa alemã do Brasil, o Setor 1 do Parque Vila Germânica faz parte da estrutura da Oktoberfest de Blumenau. Com capacidade para mais de 14 mil pessoas o local possui uma área total de 5 mil metros quadrados.

Setor 2

O Setor 2 possui ampla área de 7.266 metros quadrados para a realização de eventos. Além disso, o espaço oferece também 3 banheiros masculinos e femininos, e uma cozinha. Lembrando que todos os pavilhões têm banheiros equipados para deficientes e hidrantes para contenção de incêndios.

Setor 3 

Ao longo de sua área, o Setor 3 pode receber cerca de 5.900 pessoas. O pavilhão detém mezanino, cozinha e 4 banheiros.

Área Externa

A estrutura do Parque Vila Germânica também conta com uma área externa com mais de 3 mil metros quadrados, com capacidade para mais de 2 mil pessoas.

Assim sendo, na área externa encontra-se um comércio com diversas lojas com estilo arquitetônico alemão e restaurante com comidas típicas. Bem como as músicas alemãs com muito chopp e opções de cervejas que variam entre populares e outras de produções artesanais e locais!

Cultura Alemã, Festa Tradicional e Culinária Deliciosa!

Oktoberfest não é só para amantes de cerveja e chopp, mas sim para todos aqueles que gostam de apreciar uma boa cultura e culinária alemã. Assim sendo, Blumenau recebe mais de 450 mil pessoas durante outubro todos os anos e são consumidos mais de 600 mil litros de chopp!

Gastronomia

Eisnbein. Fonte: Wikipédia.
Eisnbein. Fonte: Wikipédia.

A gastronomia germânica também é um sucesso na festa. Restaurantes oferecem tradicionais comidas que deixam qualquer um com água na boca. É possível experimentar desde a tradicional torta alemã ate mesmo o famoso Eisnbein, joelho de porco servido com chucrute. Portanto, uma viagem à Blumenau é uma excelente oportunidade para experimentar exemplos da cozinha típica alemã.

Como Chegar Em Blumenau

O aeroporto mais próximo de Blumenau é o de Navegantes (que fica a menos de 60 quilômetros da cidade). As outras opções mais próximas são Joinville (cerca de 100 km) e Florianópolis (cerca de 160 km).

Chegando em Navegantes, algumas companhias aéreas oferecem translado gratuito para os seus passageiros até o Centro de Blumenau. Outras cobram um valor por pessoa para disponibilizar o serviço.

Por fim, outras alternativas são pegar um ônibus, alugar uma van, t´áxi ou uber, estas também são opções para ir de Joinville, Balneário Camboriú ou Florianópolis para Blumenau.

Hospedagem

Portanto, Blumenau é uma cidade bastante turística, que oferece infraestrutura confortável para receber os seus visitantes. Balneário Camboriú também é um boa opção de hospedagem para aqueles que preferem ficar na praia e fazer um bate e volta em Blumenau. Assim sendo o lado bom é que no dia depois de visitar a Oktoberfest você pode curtir uma outra cidade.

Dica => Acomodações em Blumenau